segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Onde Estará a Poesia, Meu Amigo?


Onde estará a poesia, meu amigo?
Bebida do cálice etéreo divino
Onde estará?
E esta mancha, complexa,
que mutila as horas,
o ser.

Onde estará a poesia, meu amigo?
Bebida do cálice etéreo divino
O formidável consentimento,
ou as estrelas apagando-se por enfermo.
A arma apontada no rosto sã de um ser primata
Por onde andará ela?

Vê-se passar o tempo e a loucura,
e a ternura escondida no escuro.
Não escuto o ar abrandar-me a desordem,
de um passo curto tímido e amedrontador.
Contrarie a ação dos homens que doem,
deixando claro um soluço disperso, que nunca cura.

Onde andará a poesia, meu amigo?
Quando o amanhã abastece-se de um fato cúmplice de outrora
Quando os passos dados são profundos e retiram a liberdade
Quando dói tê-la a vida mais sorridente,
e não compactuá-la assim com um singelo abrigo.

Onde andará aquele moço contestador, amante do combate à desordem?
Meu amigo, aquele amigo da nossa poesia.

Para F.

2 comentários:

  1. Obrigado!

    A poesia é exatamente isso...
    Isso que com suas palavras
    você procura-a.
    É preciso esta com os olhos
    atentos, dessamarrados dos conceitos
    dados, e se deixar permitir mergulhar
    nas suas límpidas e profundas águas.
    O Poeta divaga onde estaras tu? Que és
    minha singela razão de existir, pois
    meu alimento, minha razão de viver.
    O Poeta a encontra mesmo nas latas de lixo,
    nos olhos do menino de rua imundo e maltrapilho,
    nas desigualdades sociais há de ter poesia
    também. Nas nuvens, no céu azulado ou nublado,
    na chuva tempestuosa, ou no alvorecer da manhã,
    na brilhante lua que banha as ruas com suas luzes, no majestoso sol que fornece forças para
    o desabrochar da vida.
    Nos seus cachos dourados há poesia também,
    nos seus olhos azuis da cor do mar, na sua pele
    alva e perfumada, na sua sensível e natural beleza, no seu sorriso, nas suas amizades verdadeiras. Há tantos lugares que podemos encontrá-la, só é preciso nos deixar permitir senti-la e lapida-las em palavras, em veros, em esculturas, em notas de músicas Etc. Pois há tantas formas dela se manifestar e de se fazer presente. O Filósofo Alemão Martin Heidegger, disse certa vez que "A linguagem é a casa do ser"e o poeta é a que a trata com carinho e muito esmero. Drumond escreveu "Penetre surdamente no reino das palavras,lá estão os poemas que esperam ser escritos" O mesmo Poeta também disse " O Poeta não é o portador do fogo sagrado, mas o precavido possuidor de uma lanterna de bolso que abre caminhos entre as trevas do dicionário". No mais, eu digo "viva e sinta a poesia sempre e sempre".
    Obrigado minha querida amiga poetisa.

    ResponderExcluir
  2. "Cada um que passa em nossa vida,
    passa sozinho, pois cada pessoa é única
    e nenhuma substitui outra.
    Cada um que passa em nossa vida,
    passa sozinho, mas não vai só
    nem nos deixa sós.
    Leva um pouco de nós mesmos,
    deixa um pouco de si mesmo.
    Há os que levam muito,
    mas há os que não levam nada.
    Essa é a maior responsabilidade de nossa vida,
    e a prova de que duas almas
    não se encontram ao acaso. "

    ResponderExcluir