sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Qual o ato mais simples que não o amar? Mesmo exato ou sem rumo, daqueles sentimentos que estabelecem a fúria. Ou não. Mas me diga qual é o ato mais simples que não o amar? Cada instante que passa e que converso com Deus, tenho a nítida impressão de que nada faz sentido quando me convenço daquele vazio que existe no sorriso das pessoas. Nada faz sentido se vens ao mundo somente para se contemplar de seus próprios atos deslumbrantes. Nada faz sentido quando não amas os outros como a si próprio, sem o medo constante da decepção, sem pedir nada em troca. Nem um sorriso qualquer. Por favor, perdoem-me não vos definir este ato, não caberia, seria impróprio, vulgar, pois conceituar e conceituar é retirar o perfume das sensações antes mesmo de senti-las. Mas a cada dia que passa me convenço de que não vim –eu- ao mundo com o rosto inibido para ecoar os meus sonhos. Não são meus estes sonhos. Nada que faça é por mim, e embora eu seja uma excêntrica egoísta, eu vivo deste amor amansador do caos que degenera. Mesmo assim, ainda amo com uma necessidade incurável. Não há bem maior que fazer o bem, mesmo quando o amor no mundo banaliza-se, e vive constantemente distante, a cada passo, distante... Mesmo assim... Ame também.

4 comentários:

  1. É que às vezes amar demora um pouco pra se tornar necessidade.

    ResponderExcluir
  2. Tenho tanto orgulho de dizer que conheço você! Seu texto (você) é lindo Carol.
    " A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade"

    ResponderExcluir
  3. Só posso dizer que achei simplesmente fantástico. Condiz com o que penso.
    E, dessa vez, foste tão natural e verdadeira que até me arrepiou os pelos. Foi de forma tão direta. Achei muito legal.
    Vc escreveu algo muito parecido com um pensamento q já tive em certa ocasião da minha vida:
    "Cada instante que passa e que converso com Deus, tenho a nítida impressão de que nada faz sentido quando me convenço daquele vazio que existe no sorriso das pessoas". Suas palavras dizem tudo.

    ResponderExcluir
  4. Suas palavras são sublimes minha querida amiga poetisa! O amor realmente banalizou-se. O amor cristão e os valores pregados pelo messias da paz e do amor não é levado a sério, muitas vezes, nem mesmo por aqueles que se dizem seus seguidores. Amar por amar sem pedir nada em troca. Onde está o amor quando nos deparamos com as imensas desigualades sociais? O que aconteceu com o "amais uns aos outros"? Mas acredito que ainda há esperanças...

    ResponderExcluir